A Sustentabilidade vai muito além do conceito de benemerência. Trata-se de uma tomada de consciência e de uma exigência para a competitividade no mercado e é fator decisivo para o sucesso empresarial.

Por essa razão a Uniodonto do Brasil confere o Selo Sustentabilidade às singulares e federações contribuem para o desenvolvimento contínuo das pessoas, das comunidades e de suas relações entre si e com o meio ambiente.

Serão contempladas com o Selo Sustentabilidade aquelas cooperativas que na condução de seus negócios desenvolvam ações relacionadas à rentabilidade do nosso cooperado, à conservação ambiental e ao compromisso social.

Uniodonto Planos Odontológicos

Para as singulares que desenvolvem projetos de reciclagem, educação ambiental, auxílio na destinação correta de materiais poluentes, plantio de mudas, entre outros.

Uniodonto Planos Odontológicos

Para as singulares que atuam na promoção e no apoio a programas de geração de renda, a projetos assistenciais e educacionais e de saúde.

Uniodonto Planos Odontológicos

Para as singulares que possuem políticas econômicas aplicadas ao trabalho, na ampliação do mercado de trabalho e no exercício de preços competitivos.

A responsabilidade social demonstra nossa preocupação em cumprir e divulgar os ideais cooperativistas junto à comunidade. Conheça alguns projetos mantidos pelo Sistema UNIODONTO:

Ação Triângulo

É uma organização da sociedade de interesse público (OSCIP) surgida no início dos anos 2000 e oficialmente fundada em 1º de agosto de 2003. É uma entidade que representa os anseios da sociedade civil e atua em centros urbanos para o fomento do desenvolvimento sustentável.
Acredita que pequenos hábitos proporcionam grandes mudanças para a melhoria de um todo. O óleo de cozinha usado, para que não seja despejado em ralos e pias, são entregues pela população em garrafas pets nos postos de arrecadação. A reciclagem é feita pela usina própria do Instituto Triângulo, produzindo um produto ecoeficiente: o sabão em pedra.

Adoção Compartilhada

A Uniodonto Paulista firmou parceria com a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), com o objetivo de oferecer atendimento odontológico aos usuários incluídos no Programa Adoção Compartilhada (PAC).
O PAC proporciona ao cliente com filhos adotados a isenção das mensalidades do plano de saúde até a criança completar 18 anos.

Equipes de Promotores Culturais

Atividade realizada pelo SESCOOP-SP desde 2002 que visa formar e capacitar membros das singulares da Uniodonto a fim de atuarem como promotores de cultura nas cidades em que trabalham. A principal consequência dos encontros proporciona a realização anual do programa Mosaico Teatral, com peças teatrais gratuitas para um público dividido em 20 cidades do estado.

Inclusão digital

Através do programa Solidariedade Permanente da UNIODONTO, criado em 2004, tem por objetivo levantar recursos para o desenvolvimento de ações de responsabilidade social pela cooperativa. Proporciona que pessoas de baixa renda freqüentem gratuitamente um curso de informática com duração de três meses e se capacitem para enfrentar os desafios do mercado de trabalho obtendo formação profissional.

Mosaico Teatral

O Mosaico Teatral é uma iniciativa do SESCOOP-SP, que, desde 2001, tem estimulado o exercício dos princípios cooperativistas da intercooperação e preocupação com a comunidade. O projeto promove a apresentação de espetáculos teatrais profissionais da  Cooperativa Paulista de Teatro em 20 cidades do estado de São Paulo. Cada cidade conta com uma equipe de cooperativas locais que seleciona a peça e organiza o evento, de forma a promover o acesso da comunidade a espetáculos de qualidade. As apresentações são gratuitas ou vinculadas a uma campanha social.

Programa de Promoção da Saúde Bucal

Através das campanhas de prevenção, que contam com palestras, folders e campanhas de conscientização, o número de casos de problemas bucais sérios diminui, fazendo com que a assistência odontológica se mantenha com valores justos.

Projeto Formare

Programa que oferece cursos de educação profissional gratuitos para jovens entre 15 e 17 anos, possibilitando uma formação inicial para o mercado de trabalho. A duração é de aproximadamente um ano e as aulas são ministradas pelos próprios em empresas que adotam o programa coordenado pela Fundação Iochpe.
Para esses alunos, a UNIODONTO oferece gratuitamente serviços odontológicos, nas singulares das cidades onde os jovens residem.

Responsabilidade Ambiental

Fruto de uma parceria com a empresa Apliquim, de Paulínia, o Programa Uniodonto Ambiental distribui frascos coletores aos cirugiões-dentistas e os instrui quanto ao uso e destinação adequada dos resíduos de amálgama, uma liga composta 50% de mercúrio e que provoca sérios danos à natureza caso não seja corretamente tratado. Em pouco tempo, muitos quilos de amálgama já foram tratados e impedidos de poluir rios e o solo, gerando benefícios para as próximas gerações.

Além desses projetos, o Comitê Brasileiro Paraolímpico, patrocinado pela UNIODONTO e um dos melhores do mundo, é o nosso grande orgulho.