Nossa História

 A Uniodonto Paulista – Federação das Cooperativas Odontológicas do Estado de São Paulo, foi fundada em 25 de setembro de 1992. Conta com 49 singulares em todo o território paulista. O número de cirurgiões-dentistas cooperados chega a 8 mil profissionais e os usuários ultrapassam a 1,3 milhões de  contratantes entre pessoa física e pessoa jurídica.

Uma das principais metas da Uniodonto Paulista é a realização de encontros estaduais  envolvendo representantes das singulares espalhadas pelo estado de São Paulo. Tem, também, como meta a realização de convênios estaduais. A Uniodonto Paulista – Federação das Cooperativas Odontológicas do Estado de São Paulo, obedece aos princípios éticos de seus órgãos de classe, e à lei nº. 5.764/71, que rege o cooperativismo brasileiro. Conheça mais sobre a sistema cooperativista no Brasil visitando a Organização das Cooperativas Brasileiras (www.ocb.org.br) e do Portal do Cooperativismo (www.portaldocooperativismo.org.br).

A Uniodonto compõe um sistema nacional  que, através de seus dentistas , permite ao usuário procurar diretamente o cirurgião-dentista cooperado de sua escolha e preferência, bem como indicá-lo para fazer parte do Sistema Uniodonto.

Como tornar-se cooperado

 Se você é cirurgião-dentista e deseja fazer parte do Sistema Nacional Uniodonto, passando a usufruir das diversas vantagens oferecidas aos cirurgiões-dentistas, segundo os princípios do cooperativismo e proporcionando a melhor saúde bucal aos brasileiros enquanto pratica uma assistência odontológica de altíssima qualidade, participe do nosso movimento, fale conosco. O cooperativismo é a solução para a maioria dos problemas que a classe odontológica vem enfrentando no atual mercado de trabalho.

Como funciona?

  Você se inscreve e, se for aprovado, adquire uma cota do capital social, tornando-se sócio da cooperativa, ou seja, um cooperado. Imediatamente, fica habilitado a atender pacientes que procuram a assistência odontológica Uniodonto ou que trabalhem em empresas que mantêm contrato com a Uniodonto.

Sem fins lucrativos?

  Sim, porque os recursos recebidos são distribuídos aos cooperados proporcionalmente à operação de cada um com a cooperativa, durante o exercício social ou, então, tais recursos são reinvestidos na própria cooperativa, proporcionando um aumento de trabalho aos cooperados.

Quais as vantagens para o dentista?

 O cooperado da Uniodonto recebe uma remuneração que não avilta a atividade odontológica, gerindo sua própria empresa, uma vez que entre os seus objetivos está a defesa da classe odontológica. Afinal, é uma cooperativa de e para cirurgiões-dentistas. Outra vantagem é a possibilidade de adquirir produtos odontológicos e material de consumo diretamente da cooperativa, sem intermediários e, por isso, a preços inferiores aos de mercado.

Uniodonto do Brasil

É um sistema nacional de cooperativa odontológica, formado por cirurgiões-dentistas que se associam segundo os princípios do cooperativismo, com o objetivo de prestar assistência odontológica com alta qualidade a um custo acessível . A Uniodonto é a primeira cooperativa de dentistas formada em todo o mundo. Constituído em 1972, o Sistema Nacional Uniodonto reúne mais de 22.000 cirurgiões-dentistas cooperados em todo o país, associados a mais de 170 cooperativas, agrupadas em nove federações regionais.

Conheça mais sobre o Sistema Nacional Uniodonto visitando nosso site.

A Uniodonto tem como propósito alcançar os seguintes objetivos

  • Congregação de integrantes da profissão odontológica, proporcionando-lhes condições para o exercício da atividade e aprimorando o serviço de assistência odontológica. No cumprimento de suas atividades, a cooperativa assinará, em nome dos cooperados, contratos para a execução de serviços com pessoas jurídicas de direito público ou privado, convencionando concessão de assistência odontológica aos seus empregados e dependentes;
  • Execução, pelos cooperados, dos serviços que lhes forem concedidos pela cooperativa, exclusivamente nos próprios consultórios, observando o princípio de livre escolha pelo usuário, além de observar estritamente o Código de Ética Profissional.
  • Atendimento do usuário Uniodonto no consultório do cirurgião-dentista, como cliente particular, conforme a sua livre escolha, com a simples apresentação do Cartão de Identificação Uniodonto, fornecido pela cooperativa.
  • Racionalização do custo da assistência odontológica, que permite ao sistema cooperativista estabelecer com a empresa um contrato de prestação de serviços por custo determinado, colocando, dessa forma, um bom atendimento ao alcance de todos.
  • Fiscalização do sistema pelo próprio usuário que, usufruindo de todas as vantagens apregoadas pelo liberalismo e sabendo, de antemão, que vai pagar o preço justo para ser atendido em consultório particular, com o cirurgião-dentista de sua escolha, torna-se um agente fiscalizador e atuante no sistema.